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DIAGNÓSTICO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR E PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES INDÍGENAS NA ALDEIA GUARANI DO RIO SILVEIRA - BERTIOGA/SP

Em conjunto com os jovens, lideranças e professores da Aldeia Rio Silveira, o Instituto Maracá desenvolveu o "Diagnóstico da Educação Escolar e Projeto de Formação de Professores e Gestores Indígenas". 

 

Em conversas com a comunidade, constatamos grande precariedade nas escolas da aldeia e realizamos uma proposta de diagnóstico para identificar os principais problemas e apontar possíveis soluções para a educação escolar na aldeia.

 

O diagnóstico foi realizado ao longo de 2017, a partir da aplicação de questionários estruturados, da realização de entrevistas em profundidade e de discussões em grupo com representantes e lideranças da comunidade, pais, alunos, professores, profissionais não indígenas da comunidade escolar, gestores e representantes das Secretarias Estaduais e Municipais, além de períodos de acompanhamento presencial do cotidiano da comunidade e da escola através de observação participante.

 

O Diagnóstico da Educação Escolar na Aldeia Rio Silveira apresenta as principais dificuldades e possíveis soluções apontadas para a escola. O documento é estruturado segundo os seguintes temas: conceito de escola; plano político pedagógico; participação da comunidade na escola; gestão escolar; currículo; línguas, alfabetização e leitura; formação de professores e orientação pedagógica; material didático; espaço físico; equipamento e material; merenda; e ensino infantil.


Como forma de organizar e operacionalizar a realização das ações apontadas pelo diagnóstico, desenvolvemos, em conjunto com membros da comunidade, o “Projeto de Formação de Professores e Gestores Indígenas das Escolas Txeru Ba'e Kuai e Nhembo'e'a Porã na Aldeia Guarani do Rio Silveira”. 

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