OBJETIVO 3
ARTICULAÇÃO E RELACIONAMENTO INSTITUCIONAL
O diálogo com representantes indígenas de diferentes etnias e comunidades é uma das principais diretrizes do Instituto Maracá. Por isso, um de nossos objetivos é manter, ampliar e fortalecer a nossa rede de articulação com especialistas, pesquisadores, lideranças e representantes dos vários povos que vivem no Brasil.
A interlocução com diversos colaboradores indígenas é fundamental para a concepção e realização dos projetos do Instituto Maracá, permitindo a definição conjunta das diretrizes conceituais de cada projeto.
Através da participação em diversos fóruns, reuniões, intercâmbios, conferências, debates, eventos e outras atividades, a equipe do Instituto Maracá, seus colaboradores e parceiros têm a oportunidade de aprender, trocar conhecimentos e experiências, criar novas relações e conexões, dialogar, e defender suas opiniões, posições e ideias.
O diálogo entre sócios, conselheiros e outros representantes indígenas ocorre tanto em reuniões específicas, como através de projetos e atividades que desenvolvemos ou outras oportunidades de encontro.
Além disso, para definir estratégias e direcionamento das nossas ações, procuramos sempre acompanhar e participar de debates acadêmicos em torno dos eixos temáticos com os quais trabalhamos, e em espaços de discussão e construção participativa de políticas públicas voltadas aos povos indígenas nas nossas áreas de atuação.
Também promovemos e apoiamos a participação de nossa equipe e nossos colaboradores em debates com professores e pesquisadores indígenas e não indígenas, ONGs, gestores de instituições públicas e privadas, e todas as pessoas interessadas em apoiar ou contribuir com nosso trabalho.
Como forma de balizar e orientar nossa atuação e o recorte conceitual e temático dos projetos a serem desenvolvidos, procuramos sempre:
-
Participar de fóruns de articulação com outras organizações e representantes indígenas
-
Acompanhar a formulação e execução de políticas públicas relacionadas aos povos indígenas;
-
Dialogar com pesquisadores e instituições de pesquisa;
-
Dialogar com instituições privadas, principalmente da área de cultura e educação
PARTICIPAÇÕES EM FÓRUNS, DEBATES, E EVENTOS: