JORNADA SHUBU HIWEA
Escola Viva Huni Kuin
O povo Huni Kuin, do Rio Jordão, Acre, vive uma experiência particular de escola: Shubu Hiwea (escola viva) é como os pajés mais velhos, coordenados por Dua Buse, definem todas as atividades de transmissão da cultura.
Shubu Hiwea (Escola Viva) é a rica partilha de saberes dentro e fora do ambiente e horário escolar. É algo que tem sido descoberto, vivenciado e construído de diversas formas, tanto no cotidiano das aldeias, nas trocas entre mestras tecelãs e aprendizes, anciãos e crianças, alunos e professores, quanto no processo de levar essa “Escola viva” para espaços fora da comunidade.
Renato Maná Huni Kuin é professor de crianças e jovens na escola da aldeia Novo Segredo. Ao perceber que não existia identificação dos alunos com o material didático entregue pelo governo, Renato Maná envolveu seus alunos na criação e produção das próprias cartilhas: um material pedagógico diferenciado com expressão visual própria e autoral.
Ao refletir sobre o processo de criação das cartilhas, Renato Maná identificou a demanda por novos referenciais. Então propôs uma dinâmica de intercâmbio pedagógico vivo, em que ele pudesse vir observar instituições de cultura e ensino da região sudeste, acompanhado de Itsairu Huni Kuin, artista e professor, e de sua esposa Zenira Nixiani, forte liderança feminina e grande conhecedora dos cantos, grafismo e costumes de seu povo.
Percorreram os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, observando práticas de ensino e oferecendo oficinas sobre os saberes Huni Kuï compartilhando o Shubu Hiwea (Escola Viva). A Jornada possibilitou levar oficinas de encontro tanto a instituições de cultura e ensino nas cidades, como aldeias Guarani do Rio Silveiras (Bertioga) e Jaraguá (São Paulo), fortalecendo a troca entre os povos.
A Jornada Shubu Hiwea é um desdobramento do “Una Shubu Hiwea - Livro escola viva”, produzido pela Dantes Editora e coordenado por Dua Busã.
A Jornada Shubu Hiwea foi realizada em parceria com o Instituto Maracá, com apoio e financiamento de diversas instituições - Perestroika, Projeto Âncora, Museu da Casa Brasileira, Arco Escola Cooperativa, Instituto Singularidades, Sesc 24 de Maio, Museu de Arte do Rio, Escola Parque, Fábula e Parque Lage.
Parceria:
Produção:
Isabelle Passos